Assincra no “Fora Enzo!” do DNPM
Servidores do Incra participaram hoje de um ato público no DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) em protesto contra o superintendente do órgão, Enzo Nico Júnior.
A Assincra prestou solidariedade aos servidores do DNPM, que exigem a exoneração de Enzo e a nomeação de um servidor de carreira para o cargo de superintendente.
O ato foi organizado com o apoio do Sindsef/SP e contou com a participação de servidores do Ibama, Ministério do Trabalho, Fundacentro, SPU, DNIT, Instituto Chico Mendes e IPEN.
Entre as denúncias feitas pelos servidores estão o assédio moral, praticado de forma sistemática pelo superintendente do DNPM.
Os servidores do órgão chegaram a ser impedidos de prestar atendimento ao público é até mesmo de receber telefonemas no local de trabalho, entre outras arbitrariedades.
Irregularidades praticadas por Enzo Nico Júnior impactaram a produtividade do órgão. Houve uma queda de 88% nas outorgas de concessão de lavra entre 2009 e 2010.
Os servidores deram prazo de 10 dias ao governo para que a portaria de exoneração de Nico Júnior seja publicada.
O que é o DNPM?
O DNPM é o órgão da administração pública federal que, dentre outras atribuições, assegura, controla e fiscaliza o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional.
Cabe a ele fiscalizar a pesquisa, a lavra, o beneficiamento e a comercialização dos bens minerais, realizando vistorias, autuando infratores e impondo as sanções cabíveis.
O Estado de São Paulo é líder nacional na produção de agregados (areia e brita) e o principal consumidor de matérias-primas voltadas ao segmento da construção civil, além de ser o maior produtor de água mineral do país.
Também é o Estado que detém o maior número de títulos de lavra (sejam Portarias de Lavra ou Registros de Licença) do Brasil.
Comentários fechados.